segunda-feira, 17 de maio de 2010

VOCÊ REPORTER!!!

Materia enviada pelo Áureo Junior futuro membro da diretoria da PIBB F.C.


Jogo PIB BARCELONA x CVC


Ataque x Defesa

Essa semana a convocação da seleção brasileira que irá a Copa do Mundo da África caiu como uma bomba para nós torcedores. Como alguns nomes como Josué, Elano, Michel Bastos,Doni, Grafite etc estariam relacionados para a Copa e outros como Ronaldinho Gaúcho, Ganso, Neymar e Adriano (dentre muitos outros) ficaram de fora da lista? Para quem viu a entrevista do Técnico Dunga, a característica que foi evidenciada foi COMPROMETIMENTO. Bom, como corneteiro oficial do time, venho aqui fazer um relato sobre o que vi no jogo e ainda o que tenho visto nos poucos jogos que pude assistir. Para início de conversa, gostaria de e de ser respondida - O melhor ataque é a defesa ou a melhor defesa é o ataque?. Observando os jogos da igreja no campeonato, observei algumas coisas que creio serem determinantes para o sucesso ou fracasso de um time. Em primeiro lugar gostaria de salientar que o futebol atualmente é SOLIDÁRIO! Tentarei explicar melhor sempre relacionado com a nossa seleção. Quando vi a escalação a primeira reação foi: “Só o Kaká na criação? Se ele machucar quem fará a dele?”, e é exatamente esse o ponto da seleção, jogadores multifunções... Temos um Daniel Carvalho que pode auxiliar na criação juntamente com Gilberto e Michel Bastos dentre outros. Se olharmos agora para a PIB, quem pode suprir a ausência de alguns jogadores importantes do time como Rafinha, Márcio, Esmayle?( dentre outros). Pergunta que seria facilmente respondida se os jogadores tivessem consciência dentro de campo e jogassem de forma mais compacta. Digo mais, quando falo na “solidariedade” não digo apenas do apoio dos homens de marcação ao ataque, mas principalmente do ataque a marcação.

Sempre que pergunto o resultado dos jogos falo a mesma expressão: “não é possível que o time não consiga passar um jogo sem tomar gols”, quando digo esse tipo de coisa é óbvio que a crítica parece estar sendo totalmente voltada ao sistema defensivo, mas gostaria de explicar melhor o que digo. Realmente a defesa vem sistematicamente levando gols, sejam em falhas individuais ou coletivas, e isso é um problema, mas a origem do problema não está na defesa e sim no ataque. Em todos os jogos que assisti tenho visto um problema crônico do ataque que não demonstra combatividade e não marca a saída de bola dos adversários. Acho impressionante que o time jogue as vezes com três atacantes e que os adversários tenham tanta liberdade na saída de bola, o que na prática, são três jogadores a menos na marcação. Sem contar que esses homens de frente que se posicionam para marcar mais não marcam, acabam deixando um buraco no meio de campo, um espaço digno das maiores áreas desmatadas da Amazônia e é exatamente nessa clareira onde nascem as jogadas dos adversários. O ponto onde quero chegar é exatamente esse. A defesa tem tomado muitos gols e isso é fato. Mas se o ataque apoiasse na marcação, ao menos marcando a saída de bola, pressionando e acabando com tal liberdade já mencionada, será que teríamos tantos gols sofridos? E ai mudo o foco dessa crítica, não sou nenhum expert em táticas de futebol de campo, mas ao menos sei identificar numa partida quem está cansado e quem tem mais um pouco para dar ao time. Nos jogos em que fui percebi que o técnico mexe sempre nas mesmas posições, não interessando se os outros jogadores estão ou não em condições físicas de atuarem. Jogadores que mesmo esgotando toda sua energia durante a partida não são substituídos sabe se lá o porquê. Assistindo a esses jogos, as vezes me parece que as preferências do técnico com um ou outro jogador estão minando o time no sentido de que a maioria dos jogadores, quando é substituído, não sai satisfeito, não pela substituição, mas pelo fato de saber e de ser notório que outros jogadores estão esgotados fisicamente. Está na hora da decisão! O time tem que deixar de ser uma equipe e virar um grupo antes que comecem a caça as bruxas caso aconteça uma eliminação precoce. Todos tem potencial, se não fosse assim não estariam no time. Mas é o trabalho em grupo que trará resultados mais expressivos e, se for a vontade do nosso Deus, o título almejado. Se fosse enumerar em tópicos os problemas seriam assim:

• Defesa segura, mas as vezes lenta;
• Ataque inseguro, que não arrisca nada de fora da área, mesmo tendo jogadores que finalizam bem de fora;
• Jogadores escalados fora de posição;
• Homens do ataque sem combatividade na saída de bola e no meio;
• Saída de bola ruim, sempre na base do lançamento;
• Pouco apoio dos laterais no ataque, principalmente pela esquerda;
• Substituições sem coerência e tardias;
• Meio de campo talentosos mas que se esconde durante o jogo;
• Falta jogadores que chamem a responsabilidade para si;
• Excesso de vaidade principalmente do meio para frente e no banco.

Precisamos de um grupo coletivamente forte e não uma equipe com valores individuais fortes.

Áureo Junior

2 comentários:

  1. Não sei se todos que entram nesse blog,realmente dão uma lidinha no que esta escrito, mesmo sendo tão imenso esses textos....mas deu curiosidade de ler esse do Áureo já que ele corneta msm os jogadores,rsrsrs...Realmente acho que ele falou toda a verdade do que acontece na seleção.Temos que parar com isso e virarmos um grupo uma família bastante unida.


    Att.
    Wendew Love

    obs: cheio de saudade de jogar com a seleção em campos quase igual a cabeça do nosso presidente :D

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkk
    sadade de vc figuraaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir